Quem alimenta quem?

Buracrônicas
2 min readJun 23, 2021

Wilquer Vitor Cordeiro Assis

O almoço estava pronto, estavam todos já com os pratos na mão e espalhados pela casa comendo. Só Regina, Frederico, Marieta e Márcia estavam sentados na pequena mesa da cozinha. Quem estava em outros lugares eram as crianças e Dona Teresinha. A dona da casa estava almoçando na cama por causa de seu problema na perna, que fazia com que ela não conseguisse levantar. E uma situação aconteceu durante o almoço:

— Jonathan, dá comida direito pra sua irmã, o chão tá comendo mais do que ela — Regina havia feito o filho dar o almoço para a irmã.

— Eu tô tentando, mas ela não come direito, só fica brincando.

— Ela é assim mesmo, você é quem tem que vigiar ela para ela não desperdiçar a comida.

— Ah, então vem cá e dá comida pra ela!

— Olha o jeito que você fala comigo, menino! — Regina era só mais um tipo de adulto que usava as crianças para fazer coisas que ela não queria fazer.

Olhando aquela cena, Marieta resolveu se intrometer:

— E ele tá certo. Ocê quer obrigar uma criança a dar comida pra outra criança? Ele mal, mal acabou de aprender a comer sozinho, ocê é quem devia dar comida pra ela!

— Eu nada! Ele tem que aprender a cuidar da irmã para quando eu não estiver por perto. E também não vem jogar tudo pra cima de mim, o pai dela tá bem do seu lado. Eu não fiz filha sozinha!

Frederico sentiu que agora a conversa havia chegado ao seu lado, a responsabilidade ia cair em cima dele. Olhou pro lado e viu a sogra na cama na sala olhando para eles com aquela cara de quem não vai se meter numa briga que não é sua. As outras crianças comendo e seus filhos fazendo uma bagunça de comida no chão. Não deu tempo de pensar muito e sua esposa já foi dando ordens:

— Aproveita que você acabou de comer e dá comida pra ela. Coloca esse prato na pia e vai lá.

E foi o que ele fez. Depois disso chegou na garotinha e perguntou:

— Ainda tá com fome, filha?

— Não.

— Então me dá esse prato, Jonathan. Vou pôr ele na pia e depois colocar uma comida pra você.

O garoto fez o que o pai disse e esperou ele terminar de catar toda a comida que estava no chão para ir almoçar. Frederico jogou os restos de comida na lixeira da cozinha, colocou o prato sujo na pia, pegou outro prato e colocou o almoço pro filho poder comer. Depois disso perguntou à Marieta se ela tinha fio dental e foi pro quintal limpar os dentes enquanto olhava a paisagem.

--

--

Buracrônicas

Blog criado com o objetivo de transformar em palavras o que as mentes incessantes dos alunos da Univale sentem sobre o projeto SOS Buracão