Ressignificando

Buracrônicas
2 min readJun 16, 2021

Juan Carlos Gusmão Pinheiro

Um dos significados da palavra buraco é: espaço vazio em uma superfície. Um buracão, que é nada mais que a palavra buraco no aumentativo, é um grande espaço vazio na superfície, seguindo a lógica. Mas posso dizer que é totalmente possível contrariar essa definição. Esta pessoa que vos escreve, era pouco familiarizada com o Buracão, digo o lugar, que traz novos significados. Casa, lar. Chame como quiser. Carinhosamente ou não, o direito é todo seu, morador ou simpatizante deste local que contempla diversas histórias. Histórias essas que foram contadas por nós, por meio dos textos (como este que você lê agora), posts no Instagram e podcasts.

Já que essas histórias merecem estar em todos os lugares, que tal falar da Aparecida, que mesmo depois de anos, rodando cidades e até países, retornou para suas raízes? O lugar que ela mesmo define como lar. E que tal a história da simpática Dona Vânia, que faz questão de tomar café com todos os seus filhos todos os dias, sem exceção? Ou, se preferir, escute um pouco sobre a jornada da Dona Tuninha, que mesmo em uma vida de enormes desafios, sempre se dispôs a sorrir e a se agarrar nas coisas positivas da vida.

Citando o falecido cantor Chorão, “Histórias, nossas histórias. Dias de luta, dias de glória”. Pois é isso que define a essência deste local. São as histórias. Histórias de pessoas que em momento algum desistiram deste lugar que por muitas vezes é deixado de lado pelo próprio Estado. É possível dizer que faltam muitas coisas no Buracão. Mas o que não faltam são histórias. E aí trago sentido ao título, e a definição que apresentei no início. A ressignificação da palavra.

O Buracão não é um espaço vazio, e sim um lugar que transborda incríveis histórias.

--

--

Buracrônicas

Blog criado com o objetivo de transformar em palavras o que as mentes incessantes dos alunos da Univale sentem sobre o projeto SOS Buracão